Massagem Relaxante

tratamento-massagem-tijuca-rj-clinica-corpo-harmonia-1

Massagem nada mais é do que a aplicação manual sistemática de pressão e movimento sob o tecido macio do corpo – pele, músculo, tendões, membrana que recobre os músculos e grupo de músculos.

Promove a cura através do fluxo do sangue e linfa (um líquido leitoso utilizado pelo sistema linfático), liberando a tensão, estimulando os nervos, alongando e relaxando os músculos e tecidos de ligamento para mantê-los elástico.

A realização da massagem antes dos exercícios físicos ajuda a movimentar o sangue o que acarreta num pré-aquecimento; já a massagem após os exercícios físicos tem mostrado reduzir os produtos eliminados pelo organismo tais como ácido lático e carbônico que aparecem nos músculos depois de exercícios e causam câimbras e desconforto.

Existem também evidências científicas que afirmam que a massagem melhora o sistema imunológico e ajuda na recuperação de tecidos machucados através do aumento da circulação sanguínea na área afetada.

Alguns estudos indicam que a massagem pode até mesmo reduzir a pressão sanguínea, melhora no crescimento (no caso de crianças), redução de dores (exemplo fibromialgia), redução nos problemas com a auto-imunidade (aumento das funções pulmonares na asma e diminuição dos níveis de glicose em diabéticos), melhoria da função imunológica e melhoria da performance e agilidade. Muitos destes efeitos se mostraram devido ao relaxamento e a diminuição dos hormônios do estresse.


A massagem também pode ser considerada quanto aos efeitos que produz nos diferentes tecidos e órgãos do corpo:

  1. Sobre o Tecido Adiposo: O favorecimento da troca de líquidos implicará na melhora da circulação periférica que dará condições aos adipócitos, em especial os superficiais, de “manterem” sua carga, impedindo a sedimentação que dá origem a celulite.
  2. Sobre o Tecido Muscular: A massagem desintoxica a musculatura pelo retorno venoso e linfático, nutre e, dependendo das manobras utilizadas, pode tonificá-la.
  3. Sobre o Tecido Ósseo: Está provado, mediante trabalhos científicos, que o contato do músculo com o osso (fáscia no periósteo) previne e combate a Osteoporose. Usar a massagem Osteosensibilizante.
  4. Sobre o Sistema Digestivo: Quando feita sobre o “quadrado intestinal” previne e combate a constipação do mesmo.
  5. Sobre o Sistema Glandular Endócrino: Através da troca de líquidos recupera hormônios “perdidos” possibilitando que encontrem seus “alvos”.
  6. Sobre o Sistema Linfático – Imunológico: Colabora com o retorno linfático formando “nova linfa” através da pressão nos tecidos. Melhora as defesas por ativar a circulação dos linfócitos e direcionar mais “liquido” para os gânglios.
  7. Sobre o Sistema Respiratório: Com manobras adequadas (percussão / tapotamento) obtém-se melhoras nos brônquios e bronquíolos.
  8. Sobre o Sistema Urinário: A troca de líquidos nos tecidos obriga o sistema urinário a depurar o sangue fazendo urina. Isto colabora com a “limpeza”do próprio sistema.
  9. Sobre o Sistema Circulatório: Por sua ação mecânica, a massagem Sueca facilita o retorno venoso e linfático. O trabalho do terapeuta pode fazer com que tecidos com pouca circulação sejam alcançados Com este incremento circulatório todos os órgãos melhoram.

INDICAÇÕES:

  • Aumentar a circulação em musculatura paralisada;
  • Restaurar músculos rígidos para seu comprimento normal de repouso;
  • Mobilizar os tecidos que estão aderidos de forma anormal às estruturas vizinhas;
  • Aumentar a tolerância dos tecidos à pressão;
  • Aliviar a dor;
  • Relaxamento específico e geral;
  • Melhorar o bem-estar psicológico.

CONTRAINDICAÇÕES À TERAPIA DE MASSAGEM:

Nos casos de febres infecciosas; hemorragias; descalcificações graves (osteoporose severa); flebite, trombose; fraturas (antes de solidificadas); câncer; feridas abertas; queimaduras recentes.