Ultrassom Estético

O Ultra-Som é um aparelho que libera vibrações mecânicas exatamente iguais as ondas sonoras, sendo esta frequência acima de 20 KHZ, ou seja, bem alta e fora do alcance da audição humana. Por isso são chamadas de ondas ultra-sonoras.

O ultra-som terapêutico que é utilizado na fisioterapia está disponível em duas frequências, de 1 e 3 megahertz (MHz). O ultra-som de 1 MHz é indicado para tratamento de lesões profundas, como alguns tendões mais profundos de articulações. Já o de 3 MHz é indicado para lesões superficiais e pele, e por isso é esse que é utilizado para a estética e sua profundidade chega a aproximadamente 1,5cm abaixo da pele, portanto atinge a camada de células gordurosas sem atravessar a camada muscular e nem afetar os órgãos vitais.

A aplicação de ultrassom promove hiperemia graças ao aumento da circulação sangüínea na zona tratada. Este processo deve-se ao efeito térmico e a ação das substâncias vasodilatadoras que ativam o metabolismo local.

Paralelamente, ocorre um aumento de permeabilidade das membranas, favorecendo, além do efeito estimulador da circulação os intercâmbios celulares, reabsorção de edemas. O Ultrassom tem ainda efeito analgésico e de relaxamento muscular pela ação térmica que age diretamente nas fibras contráteis e nervosas.

Desta forma, o ultrassom torna-se um poderoso aliado do trabalho do profissional no combate a celulite localizada.

O ultrassom é usado na estética, para tratamentos de gordura localizada, celulite, pré e pós operatório de cirurgia plástica. O ultrassom produz 3 tipos de efeitos: térmico, químico e mecânico.

O efeito térmico provoca aumento da vascularização do tecido e melhora da oxigenação local.

O efeito químico provoca produção de colágeno e de fibras elásticas melhorando a firmeza da pele.

O efeito mecânico provoca o aumento da penetração de ativos cosméticos melhorando a performance dos produtos.

Assim, o uso do ultrassom ativa o metabolismo celular, melhorando a circulação linfática e o retorno venoso, além de diminuir o tempo de cicatrização, devido ao seu efeito anti-inflamatório. Melhores efeitos são obtidos quando associados a outras técnicas, como drenagem linfática, endermologia, massagem modeladora e produtos com ativos indicados para cada caso que deve ser muito bem avaliado individualmente, antes de qualquer procedimento.


As indicações do Ultra-Som em estética:

– Romper nódulos de celulite (fibro edema gelíde);

– Descompactar gordura endurecida por fibrose;

– Romper as células de gordura, ou seja, os adipócitos, causando a redução desta, (sendo a gordura eliminada pelo sistema linfático);

– Pré e pós-operatório de cirurgia plástica.

 

Devido a sua ação anti-inflamatória, o ultra-som também é muito usado nas recuperações de cirurgias plásticas, onde age na redução da formação de edema (inchaço), redução da fibrose (cicatriz interna) e portanto, levando à uma recuperação melhor e mais rápida. No pós-operatório é geralmente associado à drenagem linfática manual).